Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Participa
Qual o teu Hobby?
Aeromodelismo
Hélimodelismo
Automodelismo
Ferrymodelismo
Outro
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (895 votos)




ONLINE
1


Partilhe esta Página

 

 

 

 



Como começar?

Como começar?

 

 

 

Ola, o meu nome é Hugo Madeira e criei esta página com a finalidade de "divulgar" um pouco mais este hobby que tanto gosto que é o Radiocontrol.

Aqui podes encontrar todas as dicas e truques para te ajudar a começar,principalmente no Aeromodelismo eléctrico.

Descarrega planos para construir os teus modelos,descobre qual a melhor motorização,hélice etc.... 

Em caso de precisares de ajuda manda-me um mail e tentarei ajudar-te.

Bons voos.....

 

 

 

 

     Aeromodelismo,o que é?

 

 

 f
cf
6

 

O Aeromodelismo tornou-se nos últimos anos um verdadeiro desporto com milhões de praticantes no mundo todo. Projetar, desenhar e construir a sua própria máquina voadora para depois fazê-la voar através do céu é muito mais do que um hobby. O praticante deste desporto tem uma experiência total de aviação. Com certeza, trata-se da modalidade de aviação desportiva mais popular. O Aeromodelismo cativa jovens e adultos, pois oferece grandes desafios. Para os mais jovens é a introdução ao conceito de aerodinâmica. Através do projeto, ele se familiariza com a tecnologia dos motores, o trabalho com madeira ou metais, ou mesmo com fibras e resinas sintéticas hoje em dia tambem existem outros materiais como o DEPRON por exemplo. Depois há a pintura e um sem número de inesgotáveis tecnologias. Contudo, o mais importante é que exalta a criatividade, autoconfiança e perseverança, virtudes necessárias à própria vida. HOBBY OU DESPORTO DE COMPETIÇÃO? Como hobby ou modalidade de competição, o Aeromodelismo proporciona uma fantástica ocupação. Este desporto oferece uma combinação perfeita de lazer e conhecimentos, pois faz com que o praticante entenda melhor o mundo que o cerca. Mesmo sendo encarado como hobby, o Aeromodelismo possui diversas regras. Elas abrangem desde a construção do modelo até sua utilização em vôo. Existem algumas regras de segurança. É importante observá-las antes de colocar sua máquina em vôo. Se praticar o aeromodelismo como hobby, o aeromodelista não irá tentar exigir de sua máquina, nem de si próprio, o limite máximo possível. Mas, se optar por competir, bem a história será outra.

 

 

Videos

 

  Vai a secção de downloads onde encontrarás planos para variados modelos de aviões mais ou menos fáceis de construir onde são utilizados os mais diversos materiais .

 

 

Automodelismo é a prática de modelismo em automóveis, que podem ser de controle remoto ou estáticos.

Entre os automodelos de controle remoto existem os movidos a combustível ou elétricos. O automodelo a combustão, utilizando um motor a combustão interna, muito semelhante a um motor de dois tempos de motocicletas, denominado glow engine. Já o automodelismo elétrico, como o nome já diz, utilizam um pequeno motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável. Os modelos de combustão utilizam como principal combustível o metanol, com uma percentagem de nitrometano que vai até uns 40%, sendo aconselhável, para maior durabilidade, não ultrapassar os 20% a 25% misturado com óleo dois tempos, geralmente sintético, mas por vezes à base de rícino.

Também existem dois grupos principais de automodelos: on road e off road. Os modelos on road são para pistas asfaltadas e são muito semelhantes a carros de stock car, já os automodelos off road são para terra ou terrenos acidentados. Para cada grupo existem categorias que determinam seu tamanho. As mais comuns são 1/5, 1/8 e 1/10. Estes números representam escalas comparando-se com carros verdadeiros, ou seja, um automodelo 1/10 tem um décimo do tamanho de um carro real. O automodelismo radio controlado conta com campeonatos estaduais, nacionais e mundiais.

f
f
d

 Videos

 

 

Helimodelismo - é a construção em escala reduzida de helicópteros (civis e militares),

mantendo suas mesmas características para voo, normalmente, com controlo remoto, utilizando motores a explosão (combustão interna) e/ou elétricos. Normalmente praticado como passatempo (hobby), atualmente tem sido muito utilizado profissionalmente para filmagens, no cinema e televisão, para cenas que seriam impossíveis de serem captadas com helicópteros em tamanho real ou outro tipo de aeronave.Não se deve confundir helimodelismo com aeromodelismo.

Hoje em dia encontramos na mesma categoria outros modelos como o quadrocoptero (modelo que utiliza 4 motores) o (hexacoptero modelo que utiliza 6 motores) e até mesmo o octocopetro (modelo que utiliza 8 motores) estes exclusivamente electricos e muito utilizados em filmagens e fotografia aérea devido a sua estabilidade.

 

w bg g

            Videos

 Como começar?- (Conheça algumas dicas)

 

Este é um guia resumido para quem quer iniciar no aeromodelismo e procura   responder algumas dúvidas , através das perguntas mais comuns que são feitas pelos   iniciantes no hobby. - Como   escolher um aeromodelo para iniciar?           O primeiro passo para iniciar no aeromodelismo é claro, a escolha do   aeromodelo. É importante começar com o aeromodelo certo. O primeiro aeromodelo   deve ser um treinador, pois são modelos com características de vôo voltadas para o aprendiz. O típico treinador é um modelo de asa alta  que utiliza um rádio de   4 canais .  Existem no mercado vários modelos desta categoria, entre nacionais e importados.         Um ponto importante a ser observado é o material de que é feito o modelo. Os   materiais mais comuns são a madeira de balsa, a fibra de vidro,depron e foam. Ambos tem suas vantagens e desvantagens. O Avião feito em fibra de vidro, normalmente é mais barato, porém em caso de necessitar de reparação   exige um profissional que trabalhe com fibra de vidro. Dependendo do dano o   conserto pode ser inviável, devido ao acréscimo de peso. O modelo em madeira normalmente custa mais caro, mas é mais fácil de consertar e dificilmente o dano será irrecuperável.         Um erro muito comum é  o iniciante se   empolgar com modelos sofisticados, em geral modelo escala de algum avião real ou   mesmo acrobáticos de alta performance. Acontece que estes  modelos  não são   indicados para quem esta começando, pois normalmente são modelos que exigem   experiência de pilotagem. Lembre-se que o objetivo do seu primeiro avião é o aprendizado da pilotagem, e com certeza o seu primeiro modelo estará sujeito   aos ´trancos e barrancos´ comuns a quem está aprendendo.         Outro erro que muitos iniciantes acabam fazendo é ver ofertas milagrosas ,   normalmente em sites de venda na internet. O que não falta são anúncios do tipo   "AEROMODELO COMPLETO A PREÇO DE BANANA".  Salvo raríssimas exceções, este aviões   não podem ser considerados aeromodelos, e sim brinquedos que as vezes até voam,   mas de uma maneira precária, que passa longe das características de um   aeromodelo.

 

 

 

ARF, ARC, RTF Kit, COMBO, O que significa isso, e qual o melhor para começar?

 

Ao começar a pesquisar, o iniciante vai se deparar com algumas siglas. Saber o   significado de algumas delas vai ajudar o iniciante na escolha de seu primeiro   aeromodelo. As siglas acima indicam o modo como o aeromodelo chega nas mão do   aeromodelista. - RTF : Do inglês, Ready To Fly .  É o aeromodelo pronto para voar. Estes aeromodelos são fornecidos   num conjunto completo e montado, que incluí o modelo em sí , o motor e também o   sistema de rádio controle. Em alguns casos incluí até um simulador de vôo para   computador . É a opção ideal para quem quer partir logo para as aulas de vôo,   sem dispender tempo com montagens. - ARF : Do inglês, Almost Ready to Fly.  Estes modelos vêm semi   montados, exigindo a junção final das peças, como asas, estabilizadores,etc  e   também a instalação do motor e do sistema de rádio, que são adquiridos   separadamente. É o ideal para quem quer começar no hobby de construir e depois   pilotar um aeromodelo - ARC : Do inglês, Almost Ready to Cover. Semelhante ao ARF, porem este modelo é entregue   sem pintura, ficando este trabalho a cargo do construtor. Esta pintura   normalmente é feita com a aplicação a quente de um plástico termo-adesivo.   Geralmente é encontrada em modelos mais avançados, destinados a aeromodelista   mais experientes. - KIT : O kit é um conjunto de peças ,   normalmente de madeira balsa, que são fornecidas cortadas para o construtor, a   partir de uma planta construir o seu aeromodelo. Também é indicado para aqueles   que já tenham alguma experiência de montagem, ou para aqueles realmente se   sentem atraídos pela arte da construção. O motor e o sistema de rádio devem ser   adquiridos separadamente. - COMBO : Os combos são conjuntos montado   por comerciantes, já incluíndo o modelo o motor e o sistema rádio. Normalmente   os aeromodelos são do tipo ARF, portanto a montagem final fica a cargo do   aeromodelista. Alguns combos incluem até os acessórios de campo, necessários   para fazer o modelo voar. Como escolher um   motor?         O motor é a parte do aeromodelo onde existem o maior número de opções. É   importante a colocação do motor conforme as especificações do aeromodelo. Estas   especificações são fornecidas na planta ou no manual de instruções.           A primeira característica a ser   observada é a capacidade cúbica , ou cilindrada do motor. Esta capacidade é   normalmente fornecida em polegadas cúbicas. Portanto se um motor for   classificado como .40, significa que a cilindrada do mesmo é 0,4 polegada   cúbica.               Outra característica é quanto   ao tipo de ciclo utilizado, 2 tempos ou 4 tempos. Os motores 2 tempos são os   mais comuns e baratos, e são indicados para o iniciante. Os 4 tempos são motores   que fornecem menos potência final, se comparados com um 2 tempos da mesma   cilindrada, porém tem a vantagem de oferecer mais força em baixa rotação, além   do ruído ser mais realista. Por esta razão, os modelos normalmente trazem duas   especificações de motor, para 2 tempos e para 4 tempos. Para substituir um .46 2   tempos, por exemplo, será necessário um .70 4 tempos.           Finalmente, deve-se levar em   consideração a presença ou não de rolamentos no motor. Um motor com rolamento,   comparado com um sem rolamento na mesma cilindrada oferece cerca de 50% a mais   de potência. Claro que esta diferença reflete no preço.           Em resumo, para iniciar prefira   um motor de 2 tempos dentro da cilindrada solicitada pelo aeromodelo escolhido.   Para treinadores normalmente se utiliza motores .40 a .46. Se o fator financeiro   permitir, prefira um motor com rolamentos pois o investimento compensa, visto   que este motor tem mais possibilidades de uso para um futuro modelo mais   avançado. Se a economia for fator de escolha, fique tranqüilo, que um 2 tempos   sem rolamento irá lhe atender sem problemas.           Os tipos mais comuns de motor: - Glow   2 tempos : Este é o motor mais   simples e também o mais barato e é a opção da maioria dos iniciantes. O motores   glow funcionam com base em um vela incandescente que precisa ser aquecida para a   partida do motor. - Glow 4 tempos : Também funciona baseado   em uma vela incandescente, porém utiliza um ciclo de 4 tempos, através de   válvulas móveis de admissão e exaustão. - Gasolina : Os motores a gasolina são motores grandes para   aeromodelos idem. Nestes motores a capacidade cúbica é expressa em centímetros   cúbicos  ou  cc. Os menores motores a gasolina são com cilindrada de 23cc   podendo chegar até a 160cc. - Elétricos : Com a evolução da   tecnologia das baterias os motores elétricos estão cada vez mais presentes nos   clubes de aeromodelismo. Hoje já existem modelos com até 2 metros de envergadura   que utilizam motores elétricos. - Turbinas : É o que existe de mais   sofisticado em termos de motorização. Também conhecidas como jatos, são   miniaturas das turbinas reais utilizadas em aviões escala
 

 

 

 

Hugo Madeira@designs & produtions